5 estatísticas para sua empresa pensar em mobilidade corporativa agora mesmo

,

28 mar 2017

O termo mobilidade corporativa definitivamente veio para ficar. Em cidades cada vez maiores, onde o colaborador enfrenta o desafio diário de se deslocar, a mobilidade corporativa representa a gestão dessa demanda por transportes através de ações da empresa para reduzir a necessidade de deslocamentos, compartilhar meios de transporte ou optar por alternativas mais sustentáveis. Inovar é necessário para contornar esse desafio. Horários flexíveis, trabalho à distância, incentivo à bicicleta ou à carona. Se sua empresa ainda não pensa em nada disso, pode ter certeza de que está ficando para trás.

Vamos elencar aqui cinco números que deixam claro por que sua empresa deveria investir em mobilidade corporativa agora:

R$90 bilhões é o prejuízo causado pela ineficiência do trânsito no Brasil 

Desculpe pela má notícia, mas sua empresa já perde dinheiro com uma mobilidade ineficiente. Estima-se que o trânsito caótico e a dificuldade de se mover na cidade, principalmente em regiões corporativas em que os horários em geral são os mesmos para todos, são responsáveis por uma grande perda de produtividade nas grandes cidades. Quantas vezes seus funcionários não chegam atrasados ou até mesmo faltam por conta dessas dificuldades? Ou vão para o mesmo lugar em dois carros quando poderiam utilizar apenas um?

80% das pessoas enxergam o trânsito como um dos maiores geradores de stress nas grandes cidades 

É evidente que se deslocar na cidade pode ser bastante estressante. Nesse sentido, investir em mobilidade corporativa representa promover qualidade de vida para o colaborador. Afinal, ele dispende entre 10 a 15 dias por ano só no seu deslocamento casa-trabalho. Considerando que um dos maiores desafios das empresas hoje é a retenção de talentos, trazer benefícios de mobilidade mais interessantes e eficientes para o colaborador pode ajudar a reduzir o turnover e ainda aumentar a produtividade, além de fortalecer a conexão dele com a empresa.

90% das emissões de carbono de um escritório estão relacionadas ao deslocamento de colaboradores

Trazer inovação no transporte de colaboradores em geral leva a opções mais sustentáveis, que ajudam a diminuir o número de carros que trafegam na cidade. Seja incentivando o trabalho à distância, a bicicleta ou mesmo o compartilhamento através da carona corporativa, tirar carro das ruas diminui a emissão de gases do efeito estufa e contribui para o meio-ambiente. A cada 10 carros a menos nas ruas, 10 toneladas de carbono deixam de ser emitidas por ano. Além de bom para todo mundo, a iniciativa pode trazer mais sustentabilidade à empresa e também melhorar sua imagem no seu setor.

10 a 24% é o potencial de redução do número de viagens de automóvel com apenas um ocupante com a implementação de planos de mobilidade corporativa

Sua empresa tem problemas com vagas de estacionamento? Gasta muito com táxis, frotas próprias e afins? Já não bastasse os benefícios de qualidade de vida e sustentabilidade que uma mobilidade corporativa bem pensada pode trazer, é possível reduzir custos ao otimizar as opções de transporte do colaborador e diminuir as viagens de carro desacompanhadas.

9 em cada 10 empresas da Fortune 100 investem em políticas de mobilidade de funcionários

Se você ainda não se convenceu, siga o exemplo das melhores empresas para se trabalhar no mundo. No famoso ranking da Fortune 100 das melhores empresas para se trabalhar, a maioria esmagadora delas já está investindo em planos mais robustos de mobilidade corporativa.

Muitas empresas no Brasil já estão se mexendo e procurando o que há de novo para não ficar para trás. No bynd, nós utilizamos tecnologia e comunicação para estimular o compartilhamento e otimizar os recursos de transporte disponíveis, auxiliando as empresas com seus objetivos em termos de mobilidade corporativa. Trabalhando com o tema nos últimos anos, percebemos como a demanda por esse assunto aumentou significativamente nos últimos tempos. Se esse assunto interessa a você também ou a sua empresa, clique aqui e saiba como podemos ajudar.

Fontes: Intituto Akatu, WRI Cidades Inteligentes, Rede Nossa São Paulo.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação