Dia Mundial Sem Carro: o que as empresas podem fazer pela mobilidade urbana?

23 set 2019

Mais do que evitar a emissão de carbono por carros e motos em um dia do ano — o que, por si só, já representa grandes benefícios para o planeta —, o Dia Mundial Sem Carro é uma data de conscientização. Preferir outros meios de deslocamento nesse dia levanta grandes discussões acerca do uso exagerado de automóveis.

Quando a gente percebe que não dói nada deixar o carro na garagem, começamos a nos abrir para a possibilidade de apostar de vez em outras opções de deslocamento, muito menos prejudiciais para o meio ambiente e para a mobilidade urbana. E não é tão difícil entender o papel das empresas no meio disso!

Afinal, 60% dos deslocamentos nas cidades se referem à ida ou à volta do trabalho para casa, de acordo com dados do WRI Brasil. E o pior: empresas que têm jornadas engessadas estão diretamente relacionadas ao trânsito nos horários de pico.

A boa notícia é que ações desenvolvidas pelas empresas em prol da mobilidade urbana têm potencial de reduzir em até 24% o número de veículos circulando, ainda segundo o WRI. Além de iniciativas práticas, o ambiente de trabalho tem um alto grau de influência no comportamento dos colaboradores no quesito mobilidade.

Como as empresas podem favorecer a mobilidade urbana?

Educação dos colaboradores

A empresa pode promover palestras e eventos mostrando a importância de ter responsabilidade socioambiental. Dentre os assuntos possíveis estão: como economizar combustível para minimizar os impactos da queima no meio ambiente, qual o papel de cada um no agravamento do trânsito etc.

Mudança na cultura empresarial

Vale a pena aproveitar o Dia Mundial Sem Carro para levantar discussões sobre o assunto entre os gestores, mostrando que a empresa carrega uma pegada de carbono sobre a qual é responsável.

Os líderes também têm um forte poder de influência sobre seus colaboradores. Por isso, essa posição pode ser aproveitada para ir alinhando a cultura empresarial às preocupações com mobilidade urbana e sustentabilidade.

Plano de mobilidade

A empresa também pode pensar em um plano de mobilidade corporativa. Por exemplo, os setores que não necessitam realizar suas atividades em horários comerciais podem ter jornadas de trabalho escalonadas ou flexíveis, reduzindo assim o trânsito em horários de pico.

Além disso, alguns cargos podem ter atividades parcial ou totalmente remotas. O home office é uma grande tendência e, além de impactar positivamente a produtividade, ajuda a diminuir o número de pessoas em deslocamento diário.

Alternativas de mobilidade

A empresa pode favorecer a mobilidade urbana incentivando o uso de alternativas para o deslocamento, como a bicicleta e o transporte público. Uma solução que é cheia de benefícios para os colaboradores é o uso das caronas compartilhadas, que representam:

  • menos carros nas ruas;
  • economia com combustível;
  • menor lotação de estacionamentos;
  • proximidade com colegas de trabalho;
  • redução dos impactos ambientais.

Viu só como o Dia Mundial Sem Carro é extremamente relevante? Pode parecer uma iniciativa pequena, à primeira vista, mas apenas um dia sem a emissão de poluentes faz muita diferença. Isso sem contar que essa data levanta discussões necessárias, como o papel das empresas diante dos problemas de mobilidade urbana.

Então, que tal divulgar a importância do 22 de setembro para seus amigos? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mobilize todos em torno dessa ideia!

 

Como surgiu o dia mundial sem carro?

O Dia Mundial Sem Carro é realizado anualmente em 22 de setembro. A idealização dessa data começou em 1997 na França, quando foi oficializado o Car-Free Day. Em 2002, a Europa organizou o Dia Europeu Sem Carro, que logo foi seguido por outros países, inclusive o Brasil, que celebra a data desde 2010.

O objetivo é incentivar a população a deixar o carro na garagem e experimentar alternativas no deslocamento. Com isso, há uma conscientização sobre a emissão de carbono pelos veículos e seus impactos ambientais.

Quer saber mais sobre esse dia? Clique aqui.

 

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação