fbpx

Por que a viagem compartilhada é uma ótima opção?

18 set 2019

A carona é uma das alternativas de mobilidade urbana que tem transformado, aos poucos, a dinâmica do trânsito nas grandes e médias cidades. Sua proposta, afinal, é facilitar a vida de muita gente.

Embora algumas pessoas ainda fiquem resistentes diante da ideia de que essa opção pode não ser uma carona segura, hoje, a tecnologia de aplicativos especializados entra a favor da verificação de perfis e da conexão de pessoas confiáveis umas às outras.

Para entender mais sobre o tema e se convencer de que essa prática é uma ótima opção para todos, continue a leitura de nosso artigo!

O que é viagem compartilhada?

É uma iniciativa que tem crescido, na qual pessoas que realizam trajetos semelhantes, muitas vezes com o mesmo destino, se unem para fazer o percurso juntas.

A prática tem se popularizado tanto para viagens longas — como de uma cidade ou de um estado a outro — quanto na mesma cidade, em deslocamentos para o trabalho ou escola, por exemplo.

Nessa área, aliás, a carona corporativa se destaca pela qualidade de vida que proporciona a todos os profissionais envolvidos. Assim, o trajeto para mais um dia de atividades se torna cômodo, evitando o estresse dos grandes congestionamentos.

Sua dinâmica, facilitada pela tecnologia, consiste na conexão, por meio de aplicativos especializados, de usuários com destinos afins. Neles, perfis verificados são combinados e apresentados a uma proposta de valores para que os custos da viagem sejam divididos.

Por que a viagem compartilhada pode ser uma boa escolha?

Ajuda a economizar

Quem vai até o trabalho de carro, tem um alto gasto mensal com combustível, manutenção e, não raramente, estacionamento. Assim, o que deveria ser uma opção cômoda, acaba se tornando um comprometimento que interfere bastante no orçamento.

Se algumas pessoas considerarem, entretanto, a alternativa de deixar o automóvel na garagem por alguns dias, optando pela carona, a economia pode ser surpreendente.

Assim, em vez de um indivíduo ter que arcar com todos os custos para sua viagem, eles podem ser divididos em três ou quatro, a depender do tamanho do veículo e especialmente da procura para aquele trajeto.

Reduz impactos ambientais

A alta emissão de carbono é um problema latente dos grandes congestionamentos. Hoje, de acordo com informações fornecidas pelo Sindipeças, há mais de 43 milhões de veículos em circulação no país.

Reduzir essa frota nas ruas, aos poucos, com mais iniciativas como a carona compartilhada que reúnem pessoas em um mesmo carro — evitando que o triplo dele esteja circulando —, colabora a favor de um ambiente com menos poluição atmosférica e, consequentemente, danos para o planeta.

Diminui volume de carros no trânsito

Seguindo a lógica do último argumento citado, menos carros no trânsito só gera impactos positivos: os congestionamentos diminuem, as chances de acidentes são reduzidas, os trajetos se tornam mais rápidos para todos e, até para os pedestres, as vias se tornam mais seguras.

Melhora a mobilidade urbana

A mobilidade urbana consiste em cada deslocamento que se faz de um lugar a outro da cidade, e ela tem recebido especial atenção no quesito qualidade de vida.

Pensar em espaços urbanos nos quais todos possam sair e chegar a seus destinos sem entraves, horas de congestionamento ou de estresse é uma meta factível. Basta que, para isso, soluções como a carona compartilhada se popularizem e se tornem mais acessíveis.

No eixo colaborativo, por exemplo, é fundamental que as empresas invistam e incentivem seus colabores a aderirem a essa ideia, pesquisando mais sobre negócios que trabalhem voltados a esse mercado e ajudem a criar a conexão, com segurança, entre profissionais com percursos afins.

Economiza tempo

No mundo contemporâneo, todo o tempo é precioso, e a sensação de perdê-lo em situações como engarrafamentos ou na espera por transporte público pode criar um grande mal-estar.

A carona, assim, entra também para reduzir os períodos de deslocamentos e permitir que uma hora em um ônibus lotado se transforme em 15 minutos de carro com poucos passageiros e mais 45 minutos livres para se dedicar a outras atividades.

Sabe aquele intervalo que às vezes pode ser uma ótima pedida para um treino na academia? Esse é o momento!

Diminui o estresse e aproxima pessoas

O estresse é um problema cada vez mais comum em nossa sociedade e prejudica a qualidade de vida de quem passa por isso em diferentes aspectos. Quando profissionais trabalham estressados, se tornam menos produtivos, têm dificuldades para descansar, e desenvolvem fatores de riscos para doenças como hipertensão e obesidade.

Evitar o trânsito, que é gatilho para os picos de irritação e, consequentemente, de cortisol no organismo, faz com que cada indivíduo se sinta mais tranquilo em seus trajetos rotineiros, com estabilidade emocional para enfrentar os desafios do restante do dia.

Além disso, pegar carona com outras pessoas, especialmente aquelas que trabalhem na mesma empresa, cria possibilidades de aproximação e de socialização que são importantes para a saúde e sinergia da equipe. A viagem, assim, se torna uma oportunidade para que todos conheçam mais uns sobre os outros e trabalhem de modo harmônico.

O que é carona corporativa?

Hoje, aplicativos como o Bynd, que trabalham com caronas corporativas de qualidade e voltam o seu foco às empresas, é a aposta ideal de departamentos de Recursos Humanos que buscam novas alternativas de mobilidade urbana para o bem-estar do quadro de funcionários.

Nele, a carona corporativa é organizada a partir do potencial de compartilhamento de carros em cada organização. Assim, aqueles que têm trajetos em comum, após terem sua identidade e ligação com a empresa verificados, dividem boas experiências e economizam com transporte, combustível e estacionamento. Para completar, colaboram a favor de uma postura sustentável.

Dá para entender, então, por que a carona compartilhada tem crescido tanto, não é mesmo? Com mais pessoas que incentivem e acreditem nessa prática, conduzida de forma segura e responsável, é possível que ela se torne realidade para cada vez mais pessoas, o que atribui qualidade aos deslocamentos diários e muda, aos poucos, um problema que ainda é a realidade diária nas cidades.

Gostou da nossa proposta e quer saber mais sobre o que oferecemos? Então, acesse entenda em detalhes o nosso serviço aqui.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade