O que é sustentabilidade empresarial e como aplicá-la no trabalho?

09 out 2019

Muito falamos de sustentabilidade empresarial nos dias de hoje. Afinal, pensar de forma sustentável é fundamental para garantir a preservação dos nossos recursos naturais, além de demonstrar cuidado e zelo com as gerações futuras. Não é à toa que essa área vem se destacando como uma forte tendência do mercado, considerando-se o grande fluxo de produção nas empresas.

Cada vez mais, elas estão investindo em ações administrativas que prezam pelo meio ambiente e, de quebra, contribuem para uma gestão mais funcional, o que também impulsiona o crescimento econômico dos setores e a  qualidade de vida dos funcionários.

Quer entender como funciona a sustentabilidade empresarial? Então acompanhe o post e conheça algumas práticas ecologicamente corretas que você pode adotar agora mesmo na sua organização!

Por que pensar e agir de forma sustentável?

Antes de tudo, vamos entender por que essa é uma preocupação latente na nossa sociedade. Como os setores empresariais produzem em larga escala, eles têm uma boa parcela de responsabilidade no modo como o meio ambiente é afetado pelas ações humanas.

Tanto é que os gestores de sucesso já entenderam a necessidade de remodelarem algumas práticas cotidianas para gerar menos impacto nos ecossistemas. Isso vai muito além da clássica coleta seletiva de lixo. Diminuir o uso de descartáveis e incentivar a mobilidade urbana dos funcionários também vêm se tornando práticas comuns no ambiente corporativo.

Além do cuidado ambiental, isso é interessante do ponto de vista econômico, pois pensar e agir de forma sustentável contribui para uma imagem positiva da marca. Isso porque o grande público tem respondido bem ao pensamento ecológico, ficando cada vez mais consciente sobre seus hábitos de consumo.

Entre uma empresa que age ecologicamente e outra que não tem a menor preocupação ambiental, nem precisamos dizer qual delas sai na frente no mercado, não é mesmo? Isso vale tanto para a captação de clientes quanto para formar novos acordos e parcerias lucrativas.

Como aplicar a sustentabilidade empresarial?

Agora que você já sabe a importância da sustentabilidade no ambiente corporativo, vamos apresentar algumas dicas práticas de como aplicá-la na gestão do negócio. Confira!

Reaproveitando a água da chuva

Investir em sistemas de captação de água da chuva é interessante tanto pela questão econômica quanto pela funcionalidade nas empresas, já que a água pluvial ficará disponível para diversos fins na instituição, otimizando tarefas básicas do dia a dia. É possível para utilizá-la nas atividades diárias de limpeza do prédio, descargas sanitárias, lavagem de áreas externas e regas de jardins.

Reduzindo o uso de descartáveis

Essa dica é muito útil, sobretudo em empresas com grande número de colaboradores. Quanto menos descartáveis forem utilizados, menos resíduos serão depositados no meio ambiente. Cabe ao empreendedor fazer campanhas corporativas e incentivar que os funcionários evitem o uso de copos plásticos e outros descartáveis na cozinha, trazendo a própria garrafinha de casa, por exemplo.

Dá até para lançar a própria squeeze com a logo da empresa, que tal? A economia com os materiais de escritório também é super válida. Pense muito bem antes de sair imprimindo centenas de páginas de relatórios que poderiam ser lidos online. Outra dica de ouro é investir em produtos biodegradáveis, como os materiais de limpeza utilizados pela equipe de manutenção.

Descartando adequadamente os resíduos

É normal que fiquemos assustados com a quantidade de lixo que produzimos dentro da nossa própria casa, agora imagine dentro de uma grande empresa. Por isso, é essencial fazer o descarte ecológico, separando de forma correta os resíduos recicláveis e não-recicláveis.

Não tem desculpa. Essa é uma tarefa fácil de fazer e que todos os setores podem contribuir. A papelada, por exemplo, pode ir direto para a reciclagem, já o lixo orgânico da cozinha pode servir para a compostagem.

Investindo em energia limpa

O gasto com energia elétrica é um dos maiores custos empresariais, seja em uma organização de pequeno, médio ou grande porte, sobretudo por conta dos equipamentos industriais e de aparelhos como ar-condicionado.

Uma das formas mais inteligentes de reduzir em larga escala esse consumo é investindo em sistemas de geração de energia limpa, como os painéis fotovoltaicos que se utilizam da luz do sol como fonte de energia renovável para o empreendimento. Para isso, fazer parcerias com empresas sustentáveis é de grande utilidade.

Indo de bicicleta para o serviço

Não precisar mais se preocupar com gastos de combustível, seguro, imposto, estacionamento ou qualquer coisa relacionada ao seu veículo! Já pensou que maravilha? É só tirar a boa e velha bike da garagem, fazer aquela revisão e começar a utilizá-la como principal meio de transporte para o trabalho. Além de ser interessante para o próprio bolso, essa prática é muito saudável para o corpo e mente humana, até porque permite relaxar contemplando a paisagem a caminho do serviço.

Quanto aos benefícios para a natureza, todo mundo já sabe: as bicicletas não poluem a atmosfera com os gases tóxicos liberados pela queima de combustível dos carros, que são responsáveis por boa parte do CO2 liberado no meio ambiente. Por isso, o uso desse transporte alternativo tem sido tão incentivado hoje em dia.

Apostando nas caronas corporativas

Ok, sabemos que nem sempre dá para usar a bike para se locomover até o serviço, sobretudo para quem mora muito longe ou em dias de chuva. Nessas horas, apostar nas caronas corporativas é um método muito eficiente para diminuir a circulação de automóveis nas ruas, desafogar o trânsito e, consequentemente, gerar menos poluentes na atmosfera.

Isso sem falar que o hábito de ir de carona para o trabalho estimula o relacionamento entre os colegas, fazendo com que eles cheguem sempre de bom-humor no escritório. Não é à toa que já existem aplicativos específicos para o compartilhamento de caronas. O Bynd, por exemplo, conecta usuários que fazem rotas semelhantes para que possam se revezar nas corridas. Tudo isso, é claro, com muita segurança, praticidade e rapidez.

Com essas dicas, não vai ser difícil estimular a sustentabilidade empresarial dentro das instituições. Além do cuidado com o meio ambiente, investir nessas estratégias ajuda a fortalecer a imagem da marca e atrair parcerias de sucesso!

Quer saber mais sobre práticas sustentáveis? Conheça estas 5 dicas práticas para reduzir a emissão de carbono na atmosfera!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação