O que é sustentabilidade empresarial e como aplicá-la no trabalho?

09 out 2019

Muito falamos de sustentabilidade empresarial nos dias de hoje. Afinal, pensar de forma sustentável é fundamental para garantir a preservação dos nossos recursos naturais, além de demonstrar cuidado e zelo com as gerações futuras. Não é à toa que essa área vem se destacando como uma forte tendência do mercado, considerando-se o grande fluxo de produção nas empresas.

Cada vez mais, elas estão investindo em ações administrativas que prezam pelo meio ambiente e, de quebra, contribuem para uma gestão mais funcional, o que também impulsiona o crescimento econômico dos setores e a  qualidade de vida dos funcionários.

Quer entender como funciona a sustentabilidade empresarial? Então acompanhe o post e conheça algumas práticas ecologicamente corretas que você pode adotar agora mesmo na sua organização!

Por que pensar e agir de forma sustentável?

Antes de tudo, vamos entender por que essa é uma preocupação latente na nossa sociedade. Como os setores empresariais produzem em larga escala, eles têm uma boa parcela de responsabilidade no modo como o meio ambiente é afetado pelas ações humanas.

Tanto é que os gestores de sucesso já entenderam a necessidade de remodelarem algumas práticas cotidianas para gerar menos impacto nos ecossistemas. Isso vai muito além da clássica coleta seletiva de lixo. Diminuir o uso de descartáveis e incentivar a mobilidade urbana dos funcionários também vêm se tornando práticas comuns no ambiente corporativo.

Além do cuidado ambiental, isso é interessante do ponto de vista econômico, pois pensar e agir de forma sustentável contribui para uma imagem positiva da marca. Isso porque o grande público tem respondido bem ao pensamento ecológico, ficando cada vez mais consciente sobre seus hábitos de consumo.

Entre uma empresa que age ecologicamente e outra que não tem a menor preocupação ambiental, nem precisamos dizer qual delas sai na frente no mercado, não é mesmo? Isso vale tanto para a captação de clientes quanto para formar novos acordos e parcerias lucrativas.

Como aplicar a sustentabilidade empresarial?

Agora que você já sabe a importância da sustentabilidade no ambiente corporativo, vamos apresentar algumas dicas práticas de como aplicá-la na gestão do negócio. Confira!

Reaproveitando a água da chuva

Investir em sistemas de captação de água da chuva é interessante tanto pela questão econômica quanto pela funcionalidade nas empresas, já que a água pluvial ficará disponível para diversos fins na instituição, otimizando tarefas básicas do dia a dia. É possível para utilizá-la nas atividades diárias de limpeza do prédio, descargas sanitárias, lavagem de áreas externas e regas de jardins.

Reduzindo o uso de descartáveis

Essa dica é muito útil, sobretudo em empresas com grande número de colaboradores. Quanto menos descartáveis forem utilizados, menos resíduos serão depositados no meio ambiente. Cabe ao empreendedor fazer campanhas corporativas e incentivar que os funcionários evitem o uso de copos plásticos e outros descartáveis na cozinha, trazendo a própria garrafinha de casa, por exemplo.

Dá até para lançar a própria squeeze com a logo da empresa, que tal? A economia com os materiais de escritório também é super válida. Pense muito bem antes de sair imprimindo centenas de páginas de relatórios que poderiam ser lidos online. Outra dica de ouro é investir em produtos biodegradáveis, como os materiais de limpeza utilizados pela equipe de manutenção.

Descartando adequadamente os resíduos

É normal que fiquemos assustados com a quantidade de lixo que produzimos dentro da nossa própria casa, agora imagine dentro de uma grande empresa. Por isso, é essencial fazer o descarte ecológico, separando de forma correta os resíduos recicláveis e não-recicláveis.

Não tem desculpa. Essa é uma tarefa fácil de fazer e que todos os setores podem contribuir. A papelada, por exemplo, pode ir direto para a reciclagem, já o lixo orgânico da cozinha pode servir para a compostagem.

Investindo em energia limpa

O gasto com energia elétrica é um dos maiores custos empresariais, seja em uma organização de pequeno, médio ou grande porte, sobretudo por conta dos equipamentos industriais e de aparelhos como ar-condicionado.

Uma das formas mais inteligentes de reduzir em larga escala esse consumo é investindo em sistemas de geração de energia limpa, como os painéis fotovoltaicos que se utilizam da luz do sol como fonte de energia renovável para o empreendimento. Para isso, fazer parcerias com empresas sustentáveis é de grande utilidade.

Indo de bicicleta para o serviço

Não precisar mais se preocupar com gastos de combustível, seguro, imposto, estacionamento ou qualquer coisa relacionada ao seu veículo! Já pensou que maravilha? É só tirar a boa e velha bike da garagem, fazer aquela revisão e começar a utilizá-la como principal meio de transporte para o trabalho. Além de ser interessante para o próprio bolso, essa prática é muito saudável para o corpo e mente humana, até porque permite relaxar contemplando a paisagem a caminho do serviço.

Quanto aos benefícios para a natureza, todo mundo já sabe: as bicicletas não poluem a atmosfera com os gases tóxicos liberados pela queima de combustível dos carros, que são responsáveis por boa parte do CO2 liberado no meio ambiente. Por isso, o uso desse transporte alternativo tem sido tão incentivado hoje em dia.

Apostando nas caronas corporativas

Ok, sabemos que nem sempre dá para usar a bike para se locomover até o serviço, sobretudo para quem mora muito longe ou em dias de chuva. Nessas horas, apostar nas caronas corporativas é um método muito eficiente para diminuir a circulação de automóveis nas ruas, desafogar o trânsito e, consequentemente, gerar menos poluentes na atmosfera.

Isso sem falar que o hábito de ir de carona para o trabalho estimula o relacionamento entre os colegas, fazendo com que eles cheguem sempre de bom-humor no escritório. Não é à toa que já existem aplicativos específicos para o compartilhamento de caronas. O Bynd, por exemplo, conecta usuários que fazem rotas semelhantes para que possam se revezar nas corridas. Tudo isso, é claro, com muita segurança, praticidade e rapidez.

Com essas dicas, não vai ser difícil estimular a sustentabilidade empresarial dentro das instituições. Além do cuidado com o meio ambiente, investir nessas estratégias ajuda a fortalecer a imagem da marca e atrair parcerias de sucesso!

Quer saber mais sobre práticas sustentáveis? Conheça estas 5 dicas práticas para reduzir a emissão de carbono na atmosfera!

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Todos os campos abaixo são obrigatórios.

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade