Cidades inteligentes: você sabe como serão as metrópoles no futuro?

27 nov 2019

Você sabe o que são as cidades inteligentes? A tendência para o futuro é que a tecnologia seja utilizada para promover melhores condições de infraestrutura, sustentabilidade e principalmente para o bem-estar da sociedade.

As “smart cities”, como também são chamadas, pautam-se nas soluções tecnológicas em prol do desenvolvimento sustentável e do crescimento econômico da região. Além de tornar a vida dos seus habitantes melhores, a tendência é otimizar o local como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona uma cidade inteligente? Então, não perca este post!

O que é uma cidade inteligente?

As smart cities são as metrópoles que utilizam as soluções tecnológicas visando o bem-estar e a qualidade de vida da população. Contudo, essa não é a única preocupação, a questão ambiental, sustentabilidade e infraestrutura também são amplamente projetadas.

São vários os setores que passam a pensar e trabalhar de forma diferente, desde a separação e coleta de lixo, até um trânsito mais organizado e planejado. Tudo isso faz muita diferença em um município!

Quais são as características das cidades do futuro?

Podemos citar algumas cidades que são referências no desenvolvimento urbano aliado à tecnologia. Entre elas estão: Copenhague (Dinamarca), Songdo (Coreia do Sul), Barcelona (Espanha), entre outras espalhadas pelo mundo.

Todas elas têm em comum características consideradas como pilares para uma cidade do futuro. A seguir, confira algumas delas!

Desenvolvimento tecnológico

Na prática, trata-se de investir em desenvolvimento e pesquisa para que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente, por meio da automatização dos sistemas e otimização do tempo dos cidadãos.

Planejamento urbano

Esse é um ponto que está em pauta há muitos anos e locais como Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, entre outros, trabalham cada vez mais para mudar a rotina caótica. A questão é melhorar o trânsito, ciclovias, acessibilidade nas calçadas, comércios, prédios, entre outras soluções.

Habitação social

A questão da moradia é um problema social que abrange muitas regiões ao redor do mundo. Em alguns lugares, a superlotação faz com que os preços subam vertiginosamente, com isso, os governos precisam fazer o controle para não virar uma loucura. No Brasil, por exemplo, é preciso pensar como dar moradia para a população carente, melhorar as condições de acesso, entre outras questões.

Sustentabilidade

Essa é uma característica muito importante das metrópoles inteligentes! A poluição precisa diminuir e isso pode ter início com o aumento da frota de veículos híbridos e elétricos. Além disso, há a coleta de lixo seletiva, controle dos gastos de energia, entre outros aspectos que melhoram o meio ambiente.

Mobilidade urbana

É preciso pensar em soluções que possam garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Portanto, dar acessibilidade, melhorar o sistema de transporte público, criar sistemas de compartilhamento, entre outras soluções se tornam imprescindíveis.

Qual a importância da sustentabilidade nas práticas empresariais?

As decisões e as práticas para melhorar a qualidade de vida precisam ser tomadas o mais rápido possível para que sejam implementadas a curto, médio e longo prazo. É importante que dentro das empresas sejam criadas diretrizes voltadas à sustentabilidade, ao bem-estar do funcionário e para ajudar na mobilidade urbana.

A fim que as cidades inteligentes se tornem um futuro próximo, as iniciativas precisam ser implementadas logo. Usar a tecnologia a favor das pessoas é uma forma de otimizar a qualidade de vida e o bem-estar, que para muitos se tornou uma meta.

Gostou destas informações? Então, aproveite a visita em nosso blog e leia também como aplicar a sustentabilidade no trabalho.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação