Cidades inteligentes: você sabe como serão as metrópoles no futuro?

27 nov 2019

Você sabe o que são as cidades inteligentes? A tendência para o futuro é que a tecnologia seja utilizada para promover melhores condições de infraestrutura, sustentabilidade e principalmente para o bem-estar da sociedade.

As “smart cities”, como também são chamadas, pautam-se nas soluções tecnológicas em prol do desenvolvimento sustentável e do crescimento econômico da região. Além de tornar a vida dos seus habitantes melhores, a tendência é otimizar o local como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona uma cidade inteligente? Então, não perca este post!

O que é uma cidade inteligente?

As smart cities são as metrópoles que utilizam as soluções tecnológicas visando o bem-estar e a qualidade de vida da população. Contudo, essa não é a única preocupação, a questão ambiental, sustentabilidade e infraestrutura também são amplamente projetadas.

São vários os setores que passam a pensar e trabalhar de forma diferente, desde a separação e coleta de lixo, até um trânsito mais organizado e planejado. Tudo isso faz muita diferença em um município!

Quais são as características das cidades do futuro?

Podemos citar algumas cidades que são referências no desenvolvimento urbano aliado à tecnologia. Entre elas estão: Copenhague (Dinamarca), Songdo (Coreia do Sul), Barcelona (Espanha), entre outras espalhadas pelo mundo.

Todas elas têm em comum características consideradas como pilares para uma cidade do futuro. A seguir, confira algumas delas!

Desenvolvimento tecnológico

Na prática, trata-se de investir em desenvolvimento e pesquisa para que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente, por meio da automatização dos sistemas e otimização do tempo dos cidadãos.

Planejamento urbano

Esse é um ponto que está em pauta há muitos anos e locais como Rio de Janeiro, Santos, Curitiba, entre outros, trabalham cada vez mais para mudar a rotina caótica. A questão é melhorar o trânsito, ciclovias, acessibilidade nas calçadas, comércios, prédios, entre outras soluções.

Habitação social

A questão da moradia é um problema social que abrange muitas regiões ao redor do mundo. Em alguns lugares, a superlotação faz com que os preços subam vertiginosamente, com isso, os governos precisam fazer o controle para não virar uma loucura. No Brasil, por exemplo, é preciso pensar como dar moradia para a população carente, melhorar as condições de acesso, entre outras questões.

Sustentabilidade

Essa é uma característica muito importante das metrópoles inteligentes! A poluição precisa diminuir e isso pode ter início com o aumento da frota de veículos híbridos e elétricos. Além disso, há a coleta de lixo seletiva, controle dos gastos de energia, entre outros aspectos que melhoram o meio ambiente.

Mobilidade urbana

É preciso pensar em soluções que possam garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos. Portanto, dar acessibilidade, melhorar o sistema de transporte público, criar sistemas de compartilhamento, entre outras soluções se tornam imprescindíveis.

Qual a importância da sustentabilidade nas práticas empresariais?

As decisões e as práticas para melhorar a qualidade de vida precisam ser tomadas o mais rápido possível para que sejam implementadas a curto, médio e longo prazo. É importante que dentro das empresas sejam criadas diretrizes voltadas à sustentabilidade, ao bem-estar do funcionário e para ajudar na mobilidade urbana.

A fim que as cidades inteligentes se tornem um futuro próximo, as iniciativas precisam ser implementadas logo. Usar a tecnologia a favor das pessoas é uma forma de otimizar a qualidade de vida e o bem-estar, que para muitos se tornou uma meta.

Gostou destas informações? Então, aproveite a visita em nosso blog e leia também como aplicar a sustentabilidade no trabalho.

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.
Todos os campos abaixo são obrigatórios.

Procurar

Guia de mobilidade corporativa.

Saiba como aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte na sua empresa.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação

Leve o Bynd para a sua empresa ou universidade