De carona em carona, chegamos à Coreia do Sul!

,

18 set 2017

por Keyty Medeiros
Quase 20 mil km separam São Paulo de Seul e a viagem até lá dura cerca de 30 horas. É um tempão de viagem, mas o Gustavo Gracitelli, CEO e cofundador do bynd, estava muito animado para essa excursão aérea pelo planeta.
E o motivo não poderia ser melhor: o bynd foi selecionado para participar da “Urban Innovation Challenge: Citypreuners”, uma competição entre 30 startups do mundo todo a fim de premiar as iniciativas que promovam soluções práticas e inovadoras para o futuro do planeta e que estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 


A competição aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro em Seul e foi organizada pela WFUNA (World Federation of United Nations Associations) e pela ESCAP (Economic and Social Comission for Asia and the Pacific), organizações da ONU, pelo governo metropolitano de Seul e pela Seoul Digital Foundation. A competição premiou iniciativas que atendiamm três pontos fundamentais para o desenvolvimento das ODS na capital coreana nos próximos anos: tecnologia para saúde, tecnologia para educação e transporte e meio ambiente. A premiação, além de reconhecer projetos visionários, também deu destaque para micro e pequenas empresas que promovem a Agenda 2030 em seu cotidiano e que desenvolvem tecnologia nacional, como é o caso do bynd, única startup  brasileira presente. 
+ Saiba mais: As 5 ODS do bynd (ou por que a cultura da carona ainda vai nos levar para cima e além!)
Por meio de diversos acordos multinacionais e multilaterais como a Rio +20, COP 15 e também o Acordo de Paris, a ONU colocou a questão do desenvolvimento sustentável no centro político, social e econômico do século XXI, visando o engajamento mundial na luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Para fazer isso, o órgão internacional estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser implementados de forma conjunta e pulverizada por diversos atores sociais ao redor do mundo até 2030.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Fonte: agenda2030.com.br

O que o bynd tem a ver com a ONU, afinal?
Ao promover felicidade no deslocamento cotidiano, o bynd tem transformado a realidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras tantas cidades brasileiras, gerando mais de 6 mil caronas em pouco mais de um ano de operações.
Com o compartilhamento de viagens rotineiras até o trabalho, muitos carros deixam de circular nas ruas, diminuindo o trânsito e emitindo menos gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Ao todo, mais de 20 toneladas de CO2 foram evitadas neste período, gerando impacto a curto, médio e longo prazo para o planeta e para as pessoas que participam da cultura da carona em suas empresas.
O bynd possui interface com 5 ODS e por isso foi selecionado para a competição em Seul, especialmente por atender aos objetivos 9 e 11. Os ODS estão relacionados principalmente à mobilidade, ao desenvolvimento tecnológico, ao consumo sustentável dos recursos naturais, à cooperação para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, à ação contra a mudança global do clima e ao estabelecimento de parcerias de implementação das metas e objetivos gerais da ONU até 2030.

Para Gustavo, participar do “Urban Innovation Challenge”  foi um desafio, mas ao mesmo tempo é um reconhecimento do alinhamento do bynd com a realização de seus propósitos de impacto global. “O compartilhamento de caronas através dos uso dos 

Os objetivos 9 e 11 tem tudo a ver com o bynd!

assentos disponíveis nos carros que já trafegam nas cidades é a chave para a mudança. Já estamos fazendo isso no Brasil, crescendo e entregando valor, então temos que levar esse potencial de impacto para outras grandes cidades ao redor do mundo que sofrem com trânsito, transporte público deficitário ou lotado e altos índices de poluição”, explica.
Segundo ele, a intenção é que a carona se transforme num modal de deslocamento seguro, prático e sustentável. “Podemos alterar essa realidade [de poluição e trânsito] no curto prazo melhorando a experiência de deslocamento urbano através do compartilhamento e, no longo prazo, fazendo com que a carona se torne um modal de transporte e assim tenhamos, consistentemente, cada vez menos carros nas ruas”, afirma.
Para conhecer melhor os Objetivos de Desenvolvimento da ONU e saber o que afinal eles tem a ver com o bynd e com a cultura da carona, clique aqui

Compartilhar nas redes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Procurar

Guia de Gestão de Fretados Inteligente

Confira nosso material para você tornar a sua gestão de fretados mais eficiente tanto para a empresa quanto para os colaboradores, no contexto de pandemia e retomada segura.

Assine nossa newsletter

Últimos posts

Mês de publicação